Marketing Digital em tempos de Crise, vale a pena investir?

As crises econômicas são imprevisíveis e muitas vezes devastadoras, empresas e governos tomam precauções perante a instabilidade do negócio, dentre eles o mais comum é o corte de verbas destinado a Comunicação e Marketing. O que muitos enxergam como um gasto desnecessário e com pouco retorno, por outros é visto como uma importante estratégia de negócio, pois em um momento de dificuldade da economia as empresas devem ressaltar para os seus clientes todo o seu potencial. A pergunta que fica é: Vale a pena investir em marketing digital em tempos de crise?
As empresas devem pensar em crescer
embora seja um grande desafio neste cenário o correto é não abrir mão de bons investimentos que possam aparecer. Assim como você não deve perder boas oportunidades, o mesmo vale para seus clientes e com a retração da economia eles estarão sempre buscando as melhores condições possíveis, certo? Desta forma, uma boa alternativa é captar novos clientes e fidelizar os que possuem através das estratégias de marketing. Mostrar os seus serviços, o seu diferencial e até mesmo que as suas formas de pagamento e preço são as melhores no seu ramo de atuação.
Trabalhar o marketing digital em tempos de crise, analisando a imagem da empresa é estar disponível para 42,5 milhões de brasileiros que acessam a internet através de dispositivos móveis, ou seja, ¼ da população está conectada e absorvendo diversas informações. Neste momento você deve analisar se sua empresa tem um site compatível com estes dispositivos, se sua empresa está engajada nas mídias sociais, sendo vista e até mesmo se vocês estão gerando conteúdo para os seus clientes e despertando curiosidade e interesse para o público em geral.
Tudo é mensurável
Um motivo relevante que você pode considerar para que a crise não afete sua estratégia de marketing é que na web tudo é mensurável, ou seja, você pode testar diversas opções disponíveis. Quando sua estratégia se transformar em leads, começar a atrair clientes, manter seus negócios ativos, gerar credibilidade e até mesmo cativar pessoas você saberá exatamente em qual estratégia de marketing digital deve investir.
É fundamental que você considere o marketing digital como investimento. E embora estas ações demandem mais do seu tempo, é importante ressaltar que elas irão exigir menos do seu dinheiro, se compararmos com o marketing tradicional. Por exemplo, as ações em rádio, TV e jornais ainda podem trazer um bom ROI para o seu negócio, porém são investimentos mais caros e não se esqueça nós estamos em tempos de crise. Além disso, o mundo está em constante evolução, assim como os meios de divulgação também estão sempre se atualizando, e provavelmente o seu concorrente também estará, então vale a pena conhecer as ações em Linkedin Ads, Ad Words, WordPress…para que você possa se renovar e destacar-se junto ao mercado.
No entanto, todas as suas ações só lhe darão retorno se o seu Planejamento Estratégico for feito com qualidade, visto que este é uma parte fundamental no processo. É através do Planejamento Estratégico que se realiza uma análise do mercado, estudo da concorrência, definição do público alvo, entre outras etapas importantes. E neste momento será definido a estratégia de comunicação para geração de leads e vendas, ou seja, consiste em estabelecer a experiência que será vivida por seus clientes em cada canal digital.
A questão é que em meio à crise, o investimento em marketing digital é a melhor opção, pois irá lhe oferecer uma melhoria constante. Conforme suas ações lhe trouxerem retornos, elas poderão ser melhoradas. E neste momento estaremos fazendo mais com um orçamento menor. Então, aproveite a crise para investir e capitalizar no futuro. Que tal apostar nisso?
Investir em marketing digital em tempos de crise vale a pena? Com certeza!
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